Todas as Notícias

Moscamed apresenta projeto na fundação Bill e Melinda Gates

Desenvolvido pela Moscamed através da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia/Brasil, o Projeto Aedes Transgênico – PAT foi apresentado pelo presidente da Biofábrica Moscamed Brasil (BMB), Aldo Malavasi e pela Profa. Margareth Capurro (USP), para os técnicos da Fundação Bill e Melinda Gates de pesquisa. Esta fundação apoia projetos de solução para problemas de saúde e alimentação que atingem os países em desenvolvimento.

O PAT utiliza a técnica RIDL (Release of Insects carrying a Dominant Lethal) de controle populacional de insetos. Que consiste em alterar a genética dos mosquitos machos Aedes aegypti, quando estes copulam com fêmea selvagens, os descendentes produzidos carregam um gene letal que na fase de pupa morrem antes de completar o ciclo.

Na reunião, Aldo Malavasi pode compartilhar os primeiros números obtidos no município de Jacobina, na Bahia, no qual, após 12 semanas de liberação do mosquito foi constatada redução de quase 50% da população de Aedes aegypti selvagens na comunidade de Pedra Branca. A Profa. Margareth Capurro compartilhou sobre o desenvolvimento de novas linhagens do Aedes transgênico.