Todas as Notícias

Libbs Farmacêutica entrega nova fábrica de medicamentos biológicos em 2016

 

A Libbs Farmacêutica vai construir uma planta com capacidade para produção e desenvolvimento de medicamentos biológicos no Brasil, cujo investimento será em torno de R$ 200 milhões. Esta será a primeira planta da América do Sul a produzir anticorpos monoclonais, utilizados para o tratamento do câncer e de doenças autoimunes.

A nova fábrica abrigará todo o processo produtivo de um medicamento, incluindo desde as fases de cultivo expressão, isolamento e purificação, formulação, envase até a embalagem final do biomedicamento. Também fará o controle de processo e de qualidade.

Em abriu deste ano, a Libbs, que operará com a marca Libbs Biotec, firmou uma parceria com a Mabxience S.A. (Grupo Insud) para a transferência de tecnologia da produção de sete anticorpos monoclonais biossimilares para o tratamento de câncer e doenças autoimunes.

O primeiro produto da parceria já teve seu estudo clínico aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, está em fase de avaliação na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e será o primeiro de medicamento biossimilar a ser conduzido por uma empresa brasileira. O estudo abrangerá 60 pacientes brasileiros e 190 pacientes de outros países da América Latina, da Europa, e da África do Sul.

A conclusão das obras está prevista para 2016, justamente quando os primeiros medicamentos biossimilares serão entregues.